Olá, meus queridos, como vocês estão? Espero que estejam bem!!!
2024 está às portas, não é mesmo? E essa pergunta “como manter a saúde mental nessa época, Ana”, é recorrente pra mim.
Muitas pessoas se veem em situações difíceis em época de festas de final de ano por diversas razões. Ou por estarem longe de pessoas que amam e percebem muitos se juntando e demonstrando todo esse afeto e amor; ou por lembrarem de pessoas que já se foram; ou por ter aquela obrigatoriedade de se reunir em situações constrangedoras, onde o vínculo não passa de uma foto ao lado de uma árvore de Natal; ou por outras situações COMO A SUA, por exemplo.
Pois é, como superar situações assim?
Em primeiro lugar, valide a sua verdade. Não entre no movimento superficial de muitos que projetam em datas comemorativas algumas obrigatoriedades. Você conhece sua verdade. Você sabe como você está e quais são seus sentimentos.
É real que muitos sentimentos afloram nessa época, então, em segundo lugar, cuidado com a maximização distorcida de alguns sentimentos inóspitos, ruins.
Sinta o amor, a saudade, a felicidade, a tristeza e tudo o que você vier a sentir nesse momento, de forma real, nem minimizada e nem maximizada.
Você pode também se atentar à regulação emocional. Saiba seus limites, os lugares onde você se coloca, as situações as quais você se propõe a viver. Cuidado para não estar onde não é bem-vindo, isso te maltrata demais. Podemos pensar essa dica como uma terceira dica.
Mas uma coisa super importante de você pensar, é tudo o que você passou e sobreviveu até aqui. Sim, muitas situações são de sobrevivência! Então, agradeça por chegar até aqui podendo ler um artigo como esse. Agradeça e relembre tudo o que foi bom, aprenda com o que não foi tão bom e mude a rota de situações e lugares que você não quer estar mais.
Não se traia. Seja verdadeiro com seus sentimentos e com sua vida. Você é o responsável pelo seu caminho, então, não se deixe levar por projeções alheias. Escreva a sua história à sua maneira, e que 2024 seja repleto de benção pra você!
Estou por aqui!
Grande beijo