O que é e como desenvolver a AUTOEFICÁCIA

Psicóloga Ana Gláucia Lima | Psicóloga Clínica e Palestrante

Oi, pessoal, como vocês estão? Espero que estejam bem e tenham uma ótima semana!

O que é e como desenvolver a autoeficácia?

Vamos pensar no conceito de eficaz.

Eficaz, segundo dicionário online português, é “que produz efeito esperado; que dá resultado”.

Uma pessoa eficaz, então, é uma pessoa que dá o resultado esperado, ou seja, um colaborador eficaz é o que traz resultado pra empresa.

Mas, a questão que vamos discutir aqui, é sobre estarmos num ambiente onde não temos esse empenho, reforço ou motivação.

Como “dar resultado” em lugares onde não temos acolhimento e valorização? Como ser eficaz sem essa força externa, motivadora e reforçadora?

Nesse contexto estudamos o conceito da AUTOEFICÁCIA.

A autoeficácia é um conceito estudado pela Psicologia Social Cognitiva referindo-se à capacidade do indivíduo em planejar, se organizar e executar ações para atingir suas metas.

É a ideia de que podemos nos automotivar através do autoconhecimento e do autoconceito. Não exclui as relações humanas e o trabalho em equipe ou necessidades em nos relacionar e tudo mais. Diz respeito ao olhar para si, se independendo de motivações externas e empenho dos outros e do mundo para a realização de nossas tarefas.

Pensando nesse contexto, quero dividir com vocês algumas dicas para o desenvolvimento da autoeficácia.

TRABALHE O AUTOCONHECIMENTO: a terapia é um caminho espetacular para isso. E você também pode adotar ações como, avaliar a sua semana, sentir as suas emoções e se atentar ao quê elas estão linkadas (pensamentos e situações), tentar perceber as emoções no seu corpo. Tirar um tempo para rever suas rotas e seus objetivos. Tirar esse tempo de encontro com você mesmo.

LISTAR SEUS PONTOS FORTES: No que você é bom? Quais são suas potencialidades? Não colocar energia somente nos seus processos de mudança, mas em suas potencialidades, assim você trabalha o reforço positivo e a recompensa.

FALE SOBRE VOCÊ COM PALAVRAS DE INCENTIVO E NÃO DEPRECIATIVAS: o que falamos, interiorizamos como verdade e a tendência de nos comportar congruentemente ao que dizemos, é muito grande. Você acredita e se comporta referente ao que fala sobre si mesmo.

ESTEJA PRONTO PARA OS DESAFIOS E ARRISQUE-SE: dentro das suas possibilidades, tente algo novo, você pode se surpreender sobre sua capacidade.

REVEJA AS METAS: tenha metas e objetivos na sua vida, porém, metas atingíveis. Se você colocar uma meta muito irreal vai se frustrar, mas se colocar uma meta atingível, vai ser reforçado e gratificado ao atingir sua meta!

TOME DECISÕES: isso mesmo, decida. A maior dificuldade em decidirmos algo está relacionada a perdas. Então, acolha a perda. Entenda que não tem como termos tudo a todo momento. Avalie a curto, médio e longo prazo e decida. Dê um tempo para o resultado vir, tolere esse tempo e se você avaliar que não foi a melhor decisão, não tem problemas em voltar atrás, o problema está na procrastinação de não decidir.

TRABALHE A TOLERÂNCIA: Tolere. A tolerância é a palavra do momento. Tolere as frustações, tolere as pessoas difíceis, tolere o dia mal. Pra isso você precisa ter em mente o dia bom, então, invista no dia bom para que ele seja um apoio em dias maus. “traga à memória o que te traz esperança”.

SEJA EMPÁTICO: empatia é calçar as sandálias do outro. É pensar como o outro pensa e não “se eu estivesse no lugar dele”. É pensar como ele, sendo ele. Quando fazemos esse movimento, não personalizamos problemas (não levamos para o lado pessoal), e não nos afetamos a ponto de nos desregular emocionalmente.

DÊ O SEU MELHOR: não é o melhor do outro, ou o melhor que você acha que deva ter, é o seu no momento presente. É o que você tem AGORA. Se respeite e se acolha, trazendo realidade e verdade em suas ações.

RELAXE: isso mesmo! Relaxe. Se mime. O mundo não vai parar ou desmoronar se você tirar um tempo pra você. As coisas não estão debaixo do seu controle. Relaxe. Faça algo prazeroso. Curte a vida e viva a vida, não sendo somente um sobrevivente.

Quando conseguirmos nos cuidar e nos priorizar dessa forma, vamos perceber a força que temos e as condições que temos para uma vida de valor, resultado e paz.

Espero que tenha feito sentido pra você e que você tenha uma feliz vida!

Estou por aqui!

Grande beijo.  

Gostou? compartilhe

Mais Posts

Saúde Mental

Por que me preocupo tanto?

Oi, meus queridos, como vocês estão? Espero que vocês estejam bem! E aí? Como paramos de nos preocupar? Você sabia que a preocupação é uma

Ler Mais »
Saúde Mental

Bem-vindo 2024

Oi, meus queridos, como vocês estão? Como passaram as festas de fim de ano? Eu desejo pra vocês muito amor, paz, esperança, alegria e prosperidade

Ler Mais »